quarta-feira, 27 de abril de 2011

As estações do ano em Paris

Paris é uma cidade lindíssima capaz de aguçar nossos cinco sentidos; as musicas, a culinária, os perfumes e a própria historia ao vivo e a cores. Cores sim porque apesar de seus grandes monumentos serem na maioria nas cores nude e camel (super tendência 2011!!), ela se anima com as cores das flores na primavera e no verão sem contar com as das vitrines, das grifes mais famosas e desejadas, que esbanjam uma palheta de cores para ninguém botar defeito!


As estações climáticas são bem definidas por aqui. Se ninguém disser em qual estação estamos, da para se notar ao andar pelas ruas. 


Na primavera tudo esta extremamente florido e colorido e as arvores são mais do que verdes, são perfeitas! Cada folhinha é novinha em folha, apesar de muitas serem centenárias; elas rejuvenescem a cada ano depois de um inverno que nos permite ver somente seus troncos e galhos, alem de neve quando as temperaturas despencam. 



No verão, com a alteração de horário, anoitece as 22h. Isso mesmo, as 10 horas da noite e não estou exagerando! Para aqueles que amam o dia, como eu, é incrível! Da para sair para jantar de dia e voltar quando começa a anoitecer (isso no meu caso de mãe amarrada ao tronco, ou melhor aos filhos!). E o calor...atualmente não fica atrás do Brasil não! O efeito estufa potencializou as temperaturas; para o inverno, ok, ha aquecedores por toda a parte, se bobear, ate dentro do vaso sanitário, mas para o verão, o ar condicionado ainda não se integrou a cultura francesa. É lógico que ha lugares refrigerados mas estes não são a maioria.  


Percebemos que o outono esta chegando quando as folhas e flores começam a cair das arvores...e não somente caem, despencam!; são pilhas e pilhas de folhas que vemos amontoadas em alguns pontos das calcadas, isso quando não vem o vento e espalha tudo de novo (coitados dos garis franceses!). O vento fica mais frio e os dias parecem menos alegres...mesmo assim, ainda bem que existe o outono....eu como uma tropical da gema nem poderia pensar em passar direto de um verão para um inverno frances; por aqui, acho que perderia o juízo; seria como dormir na praia e acordar dentro de Alcatraz! 


Bom...falando de inverno, nele os dias são bem curtos; por volta das 16h já começa a anoitecer (fala serio! Se ainda eu pudesse dormir três horas depois de anoitecer seria ótimo!) e o frio chega para valer.  Mas nem por isso as pessoas se privam de suas atividades; todo mundo leva a vida normalmente; ate as crianças (coitadinhas) continuam seus passeios diários com suas babas, só que disfarçadas....é muito engraçado ver as crianças no inverno porque elas parecem robozinhos dentro de seus macacões, com os rostos e as bochechas vermelhinhas aparentes; parecem mini bonecos da Michelin!

Aqui vai uma dica para as pessoas tropicais que vem para Paris no inverno e curtem passar uma boa impressão em termos de look; cuidado...aqui não é o Brasil onde colocamos um sobretudo lindo e ficamos com ele o dia todo dentro e fora dos ambientes. Como em Paris todos os lugares são bem aquecidos, você não terá outra opção alem da de tirar o seu lindo casaco, a menos que queira fazer uma sauninha básica sem eucalipto! E ai, se você for descuidada (o) e colocar aquela blusinha de 15 anos atrás, surrada, arejada com furinhos mas que você adora, vai passar uma vergonhinha básica e ai...glamour zero!

5 comentários:

  1. Alê, você tem razão quando diz que as estações de Paris são bem marcantes, por sinal, acho que em toda a Europa é assim. Realmente o verão daí é maravilhoso!!!
    Anoitecer ás 22hs é tudo de bom! Dá para passear mais e curtir mais a "cidade luz".
    A dica das roupas por baixo do sobretudo foi a melhor...rsrs. É sempre bom estar com uma blusa bonita e quentinha por baixo...

    Fabíola

    ResponderExcluir
  2. Oi Fa tb? Que bom te encontrar por aqui. Realmente amo a primavera e o verão daqui. Os dias longos sao demais! 'E... essa dica do inverno vale tanto quanto aquela da lingerie: 'e sempre bom usar um conjunto descente porque nunca sabemos o que pode nos acontecer! Rrssss. Bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Você poderia me dar uma ajudinha?
    No outono, mais precisamente em setembro (dia 17), a que horas escurece?

    Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê!! Que saudades de você! Eu também já sou mãe e entrei na vida louca! Tenho dois "bebês", a Marcela de 2 anos e 2 meses e o Pedro de 7 meses. Uma loucura! Voltei a trabalhar na semana passada! Contratei duas babás para dois turnos, das 7hs às 19hs. O horário noturno é meu e sem adicional também. Bem, pelo menos você agora mora em Paris!! Não pega este trânsito louco de São Paulo. Adorei seu blog!! Caso vc não lembre você foi a minha chefe na Accor na época em que já tinha o Théo.
    Joyeux Noël!
    Bisous!
    Carolina Mercadante

    ResponderExcluir
  5. EM final do mes de Abril, a que horas costuma anoitecer em Paris?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir