terça-feira, 15 de março de 2011

Minha historia, minha vida: esta sou eu


Em 18 de outubro de 1974, nascia em São Roque, interior de São Paulo, em uma família de classe media baixa , eu, Alessandra, a primeira de quatro meninas todas nascidas em um período de cinco anos! Já deu para concluir que minha mãe foi uma guerreira e minha referencia não só hoje mas sempre! (se ela sobreviveu com quatro pequenas, eu também conseguiria com três!)

Passei minha infância e adolescência em São Roque. Mesmo com a vida um pouco complicada no setor financeiro, meus pais nunca nos deixaram faltar nada; com dificuldade e muita organização minha mãe conseguia fazer milagres com seu salário de professora.  Não tínhamos tudo que queríamos mas o necessário para vivermos felizes.

Fui uma criança sonhadora, ingênua e muito observadora! Estudei em um mesmo colégio durante 7 anos. Nunca fui popular, mas tinha meus contatos. Venerava uma de minhas colegas; ela era linda, conhecida e rica! Tudo aquilo que eu queria ser! Adorava quando me convidava para ir na casa dela....casa não....mansão! Para mim aquilo tudo era o que eu podia imaginar de mais lindo e luxuoso, o puro poder! Muitas vezes, ficava vendo ela e outras coleguinhas fazendo exercícios de ginástica olímpica, mas quem era eu para fazer algo tão difícil e perfeito. Se tentasse com certeza cairia de cabeça no chão! Murphy já estava comigo desde então.

Com o tempo, essa menina foi percebendo que eu era mesmo um peixe fora d’água , totalmente out da realidade dela. Então não me convidava mais para ir na casa dela, mas como podia eu ficar longe daquele sonho? Para mim, a Picola Sonhadora, eu fazia tudo para permanecer ao lado dela, até mesmo forjar uma situação....Olha a confissão!!! As vezes eu dizia para minha mãe que a menina tinha me convidado para brincar na casa e para ela eu chegava e dizia: “ Viu...minha mãe me deixou ir brincar com você na sua casa neste final de semana!”. A menina me olhava meio confusa e dizia: “Ok....” Bom, deu certo algumas vezes mas ela se ligou e o sonho acabou! (e minha cara de pau também! Detalhe...eu tinha 8 anos! Da para relevar, né ?).

 Ah! Esqueci me mencionar algo importante: eu também era uma criança conciliadora (e ainda nem existia o quadro do Max Gehringer no Fantastico!) e sensível. Não podia ver uma briga ou discussão entre crianças que eu entrava em ação; entrava no meio, tentava entender o que acontecia e não saia ate que ambas as partes fizessem as pazes. Ao mesmo tempo, chorava quando sabia que uma das minhas irmãs tinha tirado zero em uma prova ou que tinha ficado de castigo por ter se comportado mau....tadinha de mim...era uma Idiota e não sabia!

No quesito beleza, também não era uma referencia. Eu usava óculos e o cabelo repartido ao meio e atrás das orelhas. Literalmente a “Bete a Feia”! Para completar o quadro de horror, depois veio o aparelho nos dentes! Belezura!!! Minhas amigas tentavam me embelezar. Tinha uma que jogava meu cabelo de um lado para o outro. Me sentia o próprio espanador que no final ficava com um topete a la Elvis!!

Mas o tempo foi passando e eu aprendendo a sobreviver num mundo diferente daquilo que eu um dia tinha idealizado. Fiquei mais esperta (ainda bem!) e com mais jogo de cintura. Graças a Deus também deu para evoluir da “Bete a Feia”, mais antenada nas tendências e com o make certo, da para surtir algum efeito positivo!

Aos 19 anos, fui fazer faculdade e morar em São Paulo. Aquela cidade que quando criança tanto me impressionava e assustava por seu ritmo alucinante e prédios gigantescos, agora era o que tinha que chamar de casa. No inicio foi complicado, sentia muita falta da minha família e tive alguns momentos que pensei em desistir e voltar para São Roque mas minha mãe estava lá , para me dar forcas mesmo a distancia e me apoiar como sempre! Também não era fácil ser uma “caipirinha” solta na cidade grande (quase um Crocodilo Dundee). Penei um pouco ate me ajustar, mas como sempre corri atrás do que queria sem cruzar os braços e esperar as coisas acontecerem, dois meses depois de chegar em Sampa comecei a trabalhar em lojas de shoppings.

Assim começou minha vida profissional, tão importante para mim! Lembro-me bem, como se fosse ontem; quando entrava numa loja no shopping procurando emprego, muitas vezes era recebida com arrogância e indiferença pelas vendedoras. Elas faziam comentários entre si e riam de mim; isto me intimidava mas não me abatia. Depois de vários “entra e sai”, risos e rejeição entrei na ultima loja que tinha interesse em trabalhar e fui direto ao caixa perguntar pelo gerente; comecei a falar sem parar contando minha historia de estudante interiorana tentando crescer na capital e ele não disse nada....apenas ficou me olhando e ao final me deu um papel com o dia e a hora da entrevista. Foi demais!!! Este foi o passo inicial e depois disto não parei mais. Pulei de loja em loja, ate virar recepcionista de uma empresa onde, de tanto fuçar, aprendi a mexer no computador que para mim, ate então, não passava de uma TV com uma maquina de datilografia acoplada!

Depois desta empresa, consegui meu primeiro estagio em uma grande multinacional; fui efetivada depois de 2 anos. O mundo empresarial se abriu, eu entrei e não queria mais sair. De assistente passei para analista em outra empresa e para coordenadora em outra e assim cheguei a posição gerencial em um grupo internacionalmente atuante e conhecido.

E assim, 15 anos se passaram em São Paulo  e essa grande cidade se tornou minha casa de coração!  Não estava mais ali por obrigação e sim por amor. Em Sao Paulo me encontrei como pessoa, como executiva, como mulher.  Conquistei amigos maravilhosos e eternos. Meus sonhos se realizavam a medida que eu me sentia plena, segura, equilibrada; era o circulo vicioso do bem; energia positiva atrai energia positiva. Conheci meu marido na mesma empresa que trabalhava. Em cinco anos, namoramos, noivamos, casamos e tivemos nosso primeiro filho.  Apos quase dois anos, surpresa!....mais uma gravidez planejada...em termos.... Planejamos um e vieram dois bebes! Presente de Deus!

Até então tudo maravilhoso conforme planejado e conquistado com suor, dedicação e amor.
Em paralelo a surpresa da noticia das gêmeas, recebemos outra que eu sabia que mais cedo ou mais tarde chegaria. Meu marido, frances, seria transferido para trabalhar em Paris.
E assim começou nossa grande aventura que relatarei no próximo capitulo. Paris aqui vamos nós! E que seja o que Deus quiser!

3 comentários:

  1. Priminha, seja imensamente bem vinda a esse mundo bloguistico e viciante!!!!!
    Sabe o que eu mais gostei disso tudo que li: é que não perdi nada e já sabia de cada passinho seu! Nossa, fiquei mega feliz, vc não imagina!!!!Feliz por ter estado ao seu lado em muitas dessas situações e por saber que vc é uma vitoriosa!!!!!
    Bjksss mil

    Cris Pequeno
    www.meumundoemumclique.com

    ResponderExcluir
  2. Ale,
    Eu estava exatamente atualizando o meu que comecei no Brasil e tinha travado no quem sou eu... Simplesmente AMEI o seu perfil.

    Isso sera bem divertido.

    bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, muito bom, parabéns. Continue nos brindando com relatos como estes. bjs Ricardo

    ResponderExcluir